quarta-feira, 1 de abril de 2009

Você crê? De verdade? Sem brincadeira? (Hebreus 10.38)

Leitura básica:

"Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele". (Hebreus 10.38)

Leitura complementar:

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". (Hebreus 11.1)

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". (Hebreus 11.6)

"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma" (Hebreus 10.39)


Amado, bem vindo ao universo do escritor da Epístola aos Hebreus: o universo da fé!

O escritor tinha como destinatário o povo escolhido de Deus em Abraão! Um povo que já ouvira a respeito do poder do Deus de Isaque, e que estudara as palavras do Deus de Jacó. Esse povo, mais do que ninguém na terra, devia ter FÉ! Mas, se fosse assim, por que o autor dessa carta, citaria tanto esse dom espiritual, esse fruto do Espírito, essa ferramenta de vida?

Porque se para esse povo fora difícil ter fé, quanto mais para mim e para você!


Mas, Jesus disse:

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram". (João 20.29)

Portanto, nós, quando cremos, agradamos a Deus e Ele nos abençoa; porque não vimos tudo o que o povo de Israel e os discípulos de Cristo viram, mas ainda assim cremos em Seu poder e em Sua graça.

Mas a questão está aí: Será que cremos realmente?

Será que cremos no poder de Deus? E na presença do Espírito Santo entre nós? Cremos mesmo na consolação do Espírito? E na provisão das necessidades prometida por Deus? Será que cremos na habitação do poder de Deus em nossas vidas? E a volta de Jesus? Você acredita mesmo que vá acontecer? Que Deus arrebatará a igreja, como nos filmes de Hollywood? Ou isso é conto da carochinha?

Talvez você esteja pensando: "Mas é claro que creio!", "Sou cristão, então tenho que crer nisso!", ou "Isso é a razão da minha vida!".

É!

Quero explicar melhor meu pensamento! Para isso vejamos alguns textos para provarmos nossa fé!




Vejamos o texto de Tiago:

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5.16)

Quando você ora...

- ...você realmente crê que aquilo já aconteceu no mundo espiritual?
- ...você crê que a sua oração pode mudar coisas, ou só a oração do pastor?
- ...você crê e não discute mais o assunto, ou fica murmurando e se queixando?
- ...você vive o que orou, mesmo antes de ter acontecido?

Segura aí que é só o começo!




Outro texto:

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão". (Marcos 16.17-18)

Quando surge diante de você um endemoninhado, um doente...

- ...você liga pro pastor vir correndo?
- ...você pede que um obreiro ore?
- ...você fala que é problema para a medicina?
- ...você finge que nem sabe o que está acontecendo e passa longe?

Obs.: quando questiono você sobre procurar pastores ou obreiros, não estou pondo em dúvida o poder de Deus na vida deles, nem questionando a autoridade espiritual deles (de forma nenhuma!); apenas quero que você entenda que em você reside o mesmo poder! Então, porque não usar esse poder!?




Usando o primeiro texto da meditação:

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram". (João 20.29)

Quando se fala sobre a vida de Jesus na terra, você se indaga...

- ...será que isso é verdade mesmo?
- ...faz tanto tempo que não dá pra saber se a Bíblia está certa!
- ...ah! isso é conto da carochinha!




Pra finalizar:

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor". (1 Tessalonicenses 4.16-17)

Quando se fala da volta de Jesus, você pensa...

- ...faz tanto tempo que falam nisso e nunca aconteceu!
- ...ah, mas parece filme de hollywood! Na verdade não vai ser bem assim, né!?
- ...eu levo minha vida, se Ele vir: bem!; se não vir: amém!
- ...tem vergonha, porque os outros vão achar que você é maluco!

O que está acontecendo com nossa fé? Será que cremos apenas no que nos interessa: prosperidade, sucesso, paz, amor etc!?

Assim, fica fácil ser cristão!

Mas, Deus não tem prazer nos que retrocedem na sua fé! P justo de Deus deve viver pela fé e não pela vista! É simples, mas não é fácil!

Meça, hoje, o grau da sua fé!

A fé é lenha acesa para o altar do coração!

Cristo em nós: fogo para a vida!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor,
    Gostei de suas palavras, principalmente quando você se refere há não temos credibilidade em nos mesmo com relação ao poder de Deus sobre as nossas vidas, causando certa dependência no pastor ou nos obreiros, devemos sempre estar preparado para fazer a obra do Pai.
    Continue assim, sendo canal de benção para as vidas.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu creio que a Fé realmente é "o firmamento das coisas que não se veem mas se esperam" , "sem Fé é impossivel agradar a Deus", então se queremos agrada Lo temos que agir com Fé não importando as circunstâncias sabemos que o amanhã sera melhor e que o futuro só Ele sabe o que nos tem reservado, se caímos hoje Ele vem e nos levanta mudando a nossa historia e melhor Ele não as repete mas faz algo novo, eu creio que O PAI espera isso de nós não é facil porque somos anciosos e imediatistas mas Ele é perseverante e aguarda o nosso reconhecimento de que temos que descansar Nele.Em um momento da minha vida achei que tudo tinha se acabado mas foi ali que se deu o recomeço de uma nova vida não troco o que vivo hoje pelo que fui um dia.Estava desempregada e fiz uma oração sozinha ,um dia fui sincera com Deus e disse que se Ele não havia preparado um emprego para mim é porque teria que aprender algo que não sabia então eu não iria pedir mais iria esperar e aprender o que fosse necessário , fiz uma oração de libertação pessoal e depois de 3 meses o Senhor me deu O melhor emprego onde eu menos esperava ( qualquer dia eu compartilho com vc o sobrenatural de Deus neste emprego)as vezes precisamos nos desprender de homens e posicionarmos em Fé orando diretamente ao Pai pois Ele não recusa a oração de um Filho querido. Acho que falei de mais ... mas são tantas experiências... EU AMO JESUS ELE É LINDO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gostei muito do seu blog. Gostei muito dos versiculos q vc selecionou. Vou te acompanhar daqui por diante. Abs, fique na paz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: