sexta-feira, 13 de março de 2009

Crescendo de forma equilibrada (2 Pedro 3.18)

Texto básico:

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo (2 Pedro 3.18)


Texto complementar:

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? (...) E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. (Mateus 15.3,6-11)

E disse-lhes (Jesus aos fariseus): Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens (Lucas 16.15)

Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal (Mateus 12.38)

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus (Mateus 5.20)


Não tenho muito a falar a respeito dessa casta religiosa que é apresentada nos Evangelhos por inúmeras vezes. Quando uso a palavra "casta", não pretendo menosprezá-los, mas refiro-me a uma classe de pessoas com um reconhecimento diferenciado. Classe essa que merece reverência nos quesitos perseverança, determinação e preparo na Lei.

Não havia classe que se comparasse a essa; nem mesmo os saduceus que tinham seus pontos-de-vista doutrinários muito delimitados. Os fariseus eram os líderes religiosos a quem o povo recorria no tocante à Lei de Deus! Homens letrados, conheciam a Lei e os profetas como ninguém em seu povo. Talvez você se pergunte: "Se eram tão estudiosos assim, por que não entenderam que Jesus era o Messias profetizado"?

Os fariseus conheciam muito a Lei, mas conheciam pouco a Deus!

Atualmente, muitos cristãos surgem e procuram o estudo da Palavra de Deus, a Teologia (no sentido estudantil) e isso é louvável. Porém, muitos se esquecem de buscar conhecer a Deus em Sua essência.

Não sou contra o estudo e a Teologia não! De maneira nenhuma! Tenho curso de Teologia, dou aula em Instituto Teológico e Escola Bíblica! Sou totalmente a favor do estudo da Palavra de Deus, mas o meu foco nesse momento é o crescimento equilibrado!

Para quem cogitar que para conhecer a Deus é preciso estudar, quero perguntar uma coisa: se você estudar a eletricidade vai conhecê-la realmente, ou somente quando tiver contato com ela (talvez um choque)?

Somente quando tomamos o choque é que percebemos como é a eletricidade, qual o seu poder, a sua capacidade, suas atribuições etc.

O apóstolo Pedro nos recomendou: Cresça no conhecimento, mas cresça na graça também!

Os fariseus cresceram só no conhecimento, só conheciam a Lei, mas a graça, o amor, a misericórdia, a benevolência, a justiça de Deus passavam longe de qualquer anotação de rodapé que eles faziam.

Muitas pessoas sem Teologia irão para o céu devido à sua prática de vida, consequência da graça!

Porém, duvido que alguém vá para o céu cheio de Teologia, mas vazio da prática, sem a graça de Deus!


Precisamos rever nossos conceitos: os fariseus se apoiavam na própria justiça, dos seus próprios atos! Em que nos apoiamos? Na nossa santidade, em nossos bons atos, em nossa Teologia, nas horas que passamos a fio estudando a Palavra?

Quero te dizer algo:

Ou nos apoiamos na justiça de Deus em Cristo, no ato dEle, ou não podemos esperar muita coisa no porvir!

Talvez, sendo somente um bom teólogo você consiga muita coisa aqui na terra! Mas, pela Palavra de Deus, eu garanto que terá grande gozo futuro se você for um cristão piedoso (no sentido de compromissado e sincero).

Qual a nossa escolha?

* Projeção - Status - Fama - Benefícios - Prazeres - etc
* Conhecimento de Deus e Vida eterna!

É simples!
Mas, talvez não seja tão fácil!


Crescer na graça é lenha acesa!

Cristo em nós, fogo para a vida!

3 comentários:

  1. A paz do Senhor,
    Concordo plenamente com você, quando você diz que de ter equilíbrio no crescimento espiritual.
    Mais como podemos fazer isso sendo que nos dias atuais, vivemos em uma constante correria? Trabalho, escola, família, e até mesmo compromissos da igreja.
    Tudo isso acaba nos deixando sem muito tempo para ter um estudo mais profundo da palavra, ou ajuntar os irmãos para fazer um período de oração.
    Qual seria melhor maneira para driblarmos essas dificuldades do dia-dia e colocar tudo isso em pratica?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O principal para termos uma vida com Deus é o momento de solitude! Vamos diferenciar solitude de solidão.

    A solidão é involuntária: você fica sozinho sem querer!
    A solitude é voluntária: quando você separa um tempo para estar sozinho com Deus!

    Na verdade, não podemos nos envolver na correria do mundo! Devemos, sim, cumprir com nossos compromissos, mas qual o primeiro compromisso? Ou qual o maior compromisso? Ou qual compromisso terá peso para toda a eternidade?

    Precisamos pensar assim! E ainda, não descuidar das nossas "negociações" da terra, como disse Jesus!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha este estudo me ajudou muito. Deus vos abençôe cada dia mais! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: