quarta-feira, 4 de março de 2009

O sentimento mais precioso... (Mateus 24.12)

Leitura básica:

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24.12)

Leitura Complementar:

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (Marcos 12.33-34)

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" (1 João 4.8)

Já dizia a velha e conhecida canção:

"O sentimento mais precioso
Que vem do nosso Senhor
É o amor que só tem
Quem já conhece a Jesus"


O que eu poderia falar do amor? Falar sobre o amor é fácil, rende aplausos, é bonito, produz belos versos e canções, e todos gostam de ouvir...

Mas, apesar dos textos, não quero falar sobre o amor. Essa não será minha tônica nesse estudo. Mesmo porque, creio que todos somos cristãos, e por pior que sejamos (como humanos que somos), temos amor em nossos corações!

Passarei a falar sobre algo que tem faltado em nossas vidas, na humanidade e, o que é pior, dentro de nossas igrejas:

Falta-nos a PRÁTICA DO AMOR!

Falar que o amor é paciente, benigno, sofredor, etc., que é o sentimento mais nobre, que é o maior mandamento, que é o que une as pessoas, etc., isso tudo já sabemos graças à maior demonstração de amor que já vimos: a entrega de Cristo na cruz do Calvário! - Graças a Deus!

Mas, quando eu olho para o verso 12 do capítulo 24 do livro de Mateus, eu temo!

Temo porque não tenho visto a prática do amor nesses dias como via há 6 anos, quando me converti! Posso até dizer que talvez eu também tenha incorrido nesse erro: negar a prática do amor em algum caso!

Olhe para você! Sua prática de vida! Seu dia-a-dia! Os acontecimentos, as notícias! Como está a sua prática de amor? (estou me perguntando exatamente a mesma coisa...)

Talvez você nem se comova mais ao ouvir a respeito de um atentado terrorista em que pessoas morrem; ou sobre uma enchente em uma cidade onde muitos perderam suas casas; ou até mesmo sobre alguém que comete suicídio!

ONDE ESTÁ O NOSSO AMOR?

Sei que não estou falando com ímpios, e é exatamente por isso que EU TEMO! Nós, cristãos, estamos permitindo que nosso amor se esfrie! O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONOSCO???

Será que temos permitido-nos a iniquidade? Porque o verso nos diz que, pelo fato de a iniquidade se multiplicar, o amor se esfriaria! Temos visto que o mundo mergulhou em iniquidade e Deus, como na carta aos Romanos, os entregou às suas paixões infames (Romanos 1.26).

Qual seria o diferencial da Igreja?

Quem acolhe os perdidos? Quem abraça os desamparados? Quem abriga os desprovidos? Quem aceita os marginalizados? Quem apóia os necessitados? Quem dá assistência aos que não são queridos pelo mundo? Quem ama de verdade a qualquer um e se dispõe a lutar pela vida do mais perdido, menos esperançoso, desacreditado, humilhado, rejeitado? Você seria capaz de me dizer QUEM?

Pois é, eu acho que você está pensando no que eu estou pensando. Mas, será que é isto que está acontecendo? Ou será que eu e você estamos errados porque pensamos na mesma coisa?

Será mesmo que estamos errados por acreditar que esses são papéis da Igreja?

Acho que não!

Pensando nisso com todo o temor que tenho em meu coração, te faço algumas perguntas (aperte o cinto aí):

- Qual foi a última vez que você abraçou alguém? (essa foi fácil) [se não, então a coisa tá pior que imaginei] - Tem misericórdia de nós, Senhor!

- Qual foi a última vez que você falou do amor de Deus para alguém? (tá ficando mais difícil?, então segura aí!)

- Você se lembra da última notícia de catástrofe que assistiu? Qual foi sua reação? (e aí? vou apertar um pouco...)

- A última vez em que viu um acidente na rua você orou, ajudou, acalmou as pessoas etc? (difícil?)

- Qual foi a última vez que você se ofereceu para ajudar uma pessoa? Atenção: quando você SE OFERECEU! E isso sem querer nada em troca, tá! (tá apertando!)

- Quando foi a última vez que você chorou com alguém? Só nos velórios ou em acidentes? (essa é dura!)

- Qual a última vez em que você visitou um desviado ou o procurou para conversar? (ui!, peguei na ferida agora)

Vou parar por aqui, mas você pode transportar a idéia dessas perguntas para todas as áreas da sua vida e analisar...

SERÁ QUE ESTOU PRATICANDO O AMOR, OU MEU AMOR ESTÁ SE ESFRIANDO?

Os antigos usariam a expressão "Pelo amor de Deus"... Eu quero usá-la aqui, mas no sentido literal das palavras dessa expressão e em letras garrafais:

PELO AMOR DE DEUS, AME MAIS!

Amor é lenha acesa para o nosso altar!

2 comentários:

  1. Amei de mais..
    Sabe sou da igreja Presbiteriana da Graça de Santa Branca!..
    SOu evangelico a 3 anos..e sinto muito feliz neste meio..
    agora sobre o texto..amei mesmo..
    sabe as vezes agente naum para para pensar sobre este assunto..
    mas amar, eh um sentimento muito grandioso..como Deus nos amou e ama eh claro, quando deu seu unico filho para nos salvar!!

    amem e paz

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor vc é realmente homem de Deus
    gostei mto do assunto q vc passou para os amigos da int, sou da igreja jerusalém celestial petencostal. vou pegar as sua perguntas e passar para a minha igreja
    quero ver Deus agindo em nosso meio
    suas perguntas tocou
    o meu coraçãoque DEUS te Abençoe
    cada dia mais
    sou welington.
    welington.tropa007@hotmail.com orkut..

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: