quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cumprindo o chamado de Deus! (Mateus 4.18-22) - Finalizado

Leitura Básica:

"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; e disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no" (Mateus 4.18-22)

Amados irmãos,

Estou muito atarefado por esses dias devido ao Retiro Espiritual que teremos nesse final de semana! - Glórias a Deus!

Mas, passei aqui, por um instante, para deixar uma pequena meditação com base no tema do Retiro Espiritual que teremos: "Cumprindo o Chamado de DEUS".

Analise no texto acima transcrito que Jesus chamou alguns dos discípulos que O seguiriam, que se tornariam os apóstolos do cristianismo, que escreveriam partes da Bíblia (a Palavra de Deus), que deixariam testemunhos e grandes histórias para toda a posteridade!

Analise que Jesus os chama e eles têm uma atitude muito peculiar: deixam LOGO todas as coisas nas quais estavam entretidos e se entregam ao caminho de Jesus!

Eles nem O conheciam! Talvez nunca tivessem ouvido falar dEle! Apenas O viram, ouviram Sua voz e isso bastou!

Será que para cumprir o chamado de Deus você está precisando de muitas respostas, visões, feitos sobrenaturais, profecias, "toques no coração", etc!?

Sabe por quê a igreja não é a mesma do tempo dos apóstolos?

Porque nós, homens, não somos mais "homens" como os apóstolos eram! (machos, corajosos - sem machismos).

Quem é você!? O que está esperando para cumprir o chamado de Deus para sua vida!?

ACRÉSCIMO:

Como prometi, venho aqui finalizar essa mensagem:

Quero passar a você um pouquinho do que Deus tratou conosco no nosso Retiro.

1º Não queira um cargo. Busque um ministério!
A maior preocupação dos cristãos que entregam a sua vida a serviço do Senhor tem sido o trabalho na obra. Porém, muitos são apenas ativistas, gostam de fazer muitas coisas, de estar em evidência.

Cargo é muito fácil ter! Difícil é querer estar nos bastidores, ter um ministério de apoio! Admiro muito dois jovens com os quais estou sempre junto: Claudemir e Joel! São servos! não se importam com o fazer na frente dos outros, se têm cargo ou não, se têm alguma responsabilidade ou não! Eles fazem! Estão se importando com o serviço e não com o status do serviço!


Muitos querem cargos (status)! Poucos querem um ministério (serviço abnegado)!


2º O seu chamado vem de Deus, não de homens!
Ei, de quem é a obra?
Logo, quem é que chama para trabalhar?

Muitos estão esperando o seu pastor chamar para fazer algo! Ei, a seara é imensa! E dá só uma olhada no campo: eles já estão brancos!


Pare de perder tempo! Não espere seu pastor te chamar para alguma coisa, faça a obra agora!

O chamado que você devia esperar já aconteceu: Jesus já te alistou para a Sua obra!

Peça a direção dEle e coloque suas mãos à obra!


3º Não se preocupe com o que estão pensando sobre você; agrade a Deus!
Uma das coisas mais fortes que Deus me falou nesse Retiro: "É assim que eu quero você: sem se preocupar se estão te vendo"! Amado, quando eu ouvi isso de Deus, eu me lancei na presença dEle e Ele me envolveu com Sua graça ali no chão da igreja!

Páre de se preocupar com o que estão pensando a seu respeito, agrade a Deus!


"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade (...)" (Filipenses 2.3)

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Colossenses 3.23)

4º Ser é melhor do que fazer!
E, acima de todas as coisas que escrevi, não adianta fazer tudo que um obreiro faz, ter a carteirinha de obreiro, mas não ser um obreiro de verdade!

De nada vale ter posição de músico, ministrar louvor, tocar absurdamente bem, ser um ótimo dominador de platéias, se você não for um adorador!


De que adiantará pregar, dar estudos, aconselhar, doutrinar, apontar erros etc., se eu não for um cristão de verdade?


Atenção: SER CRISTÃO É MELHOR DO QUE FAZER COISAS DE CRISTÃO!

Muitos fazem "n" coisas de cristãos, mas não são cristãos em sua essência; não vivem o Evangelho de autonegação de Cristo! Pra quê fazer coisas de cristãos se eu não sou cristão de verdade? Pra quê pregar santidade, se eu não me santifico?

Cumprir o chamado de Deus é fogo para o nosso altar!

Bem, amados!
Isso foi um pouquinho do que Deus falou comigo nesse Retiro!
Abraços!


Cristo em nós: Fogo para a vida!

4 comentários:

  1. Paz do Senhor,
    Gostaria que voce comentasse mais sobre esse tema, pois estava lendo essa passagem essa semana e se for ver bem, quando Jesus chamou os dissipulos eles era bem jovens com uma vida inteira pela frente, mais mesmo assim deicharam o conforto do lar pra seguir a Cristo.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Gems!
    Os discípulos, na verdade, deveriam ter a idade de Jesus ou um pouco menos, visto que João morreu com quase 100 anos em aproximadamente 100d.C. Ou seja, os apóstolos ainda eram jovens, assim como Jesus (eu considero 30 anos muito jovem... afinal de contas, farei parte dos jovens até os meus 50...rs)!

    A grande questão é: deixar tudo o que o mundo pode oferecer!

    Como você disse sabiamente: deixaram o seu conforto para seguir a Cristo!

    Temos, hoje, uma condição social bem melhor que na época de Jesus, mas ainda assim - graças a Deus - temos homens e mulheres, jovens, dispostos a se entregarem por amor a Cristo! Pessoas que nem cogitam pensar duas vezes diante do chamado! "Homens" de verdade, "machos", valentes, guerreiros...

    Verdadeiros filhos de Deus que zelam por cumprir o chamado de Deus!

    Abraços!
    Vou adicionar algo à reflexão acima!

    ResponderExcluir
  3. Realmente faz sentido o que você disse sobre a idade de João, mais eu tirei a conclusão deles ser mais jovem baseado no fato da maioria deles não ter sua própria família (esposa e filhos). E na passagem que Jesus manda tirar a moeda da boca do peixe para pagar o imposto referente à parte dEle e á de Pedro (Mateus 17:27), pois somente os adultos pagavam impostos na época.
    Estaria eu errado em supor isso? Esclareça por favor?
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que você falou sobre chamado, eu vou pregar amanha em uma Igreja e sou um jovem assim como você, tenho 25 anos e no meu coração veio para falar sobre o chamado e por ingrivel que pareça o mesmo texo saltou no meu coração e vim para net pesquisar um pouco a respeito quando coloquei cumprindo o chamado do Senhor o primeiro da lista foi o seu, e para mim foi um privilegio ter lido o que você colocou sobre chamado realmente tudo que você falou esta em linha com o que penso, vejo que você é um jovem que tem fome e sede de Deus, obrigado por ter acrescentado em minha vida, Deus te abençoe e continue abençoando a pessoas falando para elas aquilo que Deus diz para você, um grande abraço meu irmão graça e paz sejam multiplicadas em sua vida.
    Att. Éverton Fernandes. evertonofernandes@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: