domingo, 8 de fevereiro de 2009

Perdendo o foco... (Neemias 4.17)

Leitura básica:
"Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas" (Neemias 4.17)


Leitura complementar:
"(...) Negociai até que eu venha" (Lucas 19.13)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5.8)

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" (Efésios 6.11-13)

Ouvimos falar muitas coisas a respeito de prosperidade, de bênçãos, de vitórias, de ser bendito onde passar etc. É bem verdade que a Bíblia nos fala sobre todas essas coisas, de tudo quanto Deus tem de bênçãos para nós, porém, tem-se esquecido de falar da graça, que é o que nos basta.

Mas, a temática aqui, hoje, é outra: a necessidade, sim, de buscar os objetivos de uma vida secular, porém a preparação para que tal busca seja bem sucedida.

Todos temos dezenas de planos, idealizamos nossos próximos dias a cada instante, porém, muitas vezes nos esquecemos que o amanhã cuidará de si mesmo e que basta a cada dia o seu mal (Mateus 6.34).

Quando Jesus, no sermão da montanha, disse isso, não falava sobre viver uma vida sem planejamento, mas falava sobre preocupação (pré+ocupação=ocupar-se previamente de algo que ainda não aconeceu).

E em outro texto, Deus vem nos falar sobre planejamento e trabalho: Negociai até que eu venha!

É extremamente necessário para nós trabalharmos para nosso sustento, termos nossa vida secular bem sucedida, e Deus nos agracia nessa área da vida.

Entretanto muitos perderam o foco!

Cristãos em todo o mundo têm se preocupado somente com a vida secular e vivido uma vida religiosa, apenas de rituais, cultos vazios (para si), sem propósitos, apenas como uma forma de satisfazer o seu ego de um bom rapaz ou boa moça!

O foco, que deveria estar em Cristo, tem sido direcionado para as coisas desse mundo!

Em Neemias (texto básico), vemos os que voltaram do cativeiro reconstruindo os muros da cidade de Jerusalém: um objetivo especial do povo, um objetivo especial de cada indivíduo! Naqueles dias, os inimigos dos judeus queriam que eles desistissem de qualquer modo.

E, enquanto trabalhavam na reconstrução dos muros, com uma das mãos os judeus colocavam tijolo a tijolo para levantar os muros e com a outra seguravam a espada, preparados para guerrear a qualquer momento.

Onde está o nosso foco, somente em nossos objetivos e desafios seculares?

Esquecemo-nos da batalha em que estamos inseridos? Estamos desarmados?

Inúmeros cristãos se esquecem que o nosso adversário está ao derredor procurando alguém a quem possa tragar (1 Pedro 5.8, citado acima), e, por se esquecerem, acabam sucumbindo ao primeiro ataque do maligno.

Quantos deixaram de ler a Bíblia porque o trabalho ocupou todo o seu tempo? Ou até mesmo deixaram de investir um tempinho em oração porque têm que dormir ou acordar muito cedo? Quantos não vão mais aos cultos porque o trabalho não os permite? (sendo que temos cultos ou orações praticamente em todos os horários). Quantos deixaram de fazer vigílias ou não vão a eventos de edificação e comunhão dando desculpas de horário? (mas, se fosse um jogo do time, um show de alguma banda gospel famosa ou mesmo um pregador famoso, uma ida a um parque de diversões etc... arrumariam tempo rapidamente, sem titubear).

Dessa forma, tornamo-nos vulneráveis, presas fáceis, alvos certos! Não podemos vacilar! Não podemos descansar (o diabo não descansa... é sempre bom lembrar isso)! Enquanto dormimos, o inimigo está arquitetando planos para nos destruir, e o que estamos fazendo enquanto acordados?

Só nos preocupamos com as bênçãos, com nosso emprego, estudos! Só nos empenhamos na vida financeira e na nossa prosperidades! Estamos preocupados apenas com nossos muros; entretanto, quando o inimigo vier, ele derrubará nosso muro porque não conseguiremos combatê-lo!

Perdemos o foco! E isso é lamentável!

Paulo nos chama para revestirmo-nos da armadura de Deus para estarmos firmes contra as astutas ciladas do inimigo, para resistirmos no dia mal.

Jesus nos disse: Trabalhem, sim!
Pedro nos disse: Fique atento!
Paulo nos disse: Segurem a espada nas mão!

Precisamos de fogo, urgente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: